Ser pastor é exigente e o Tó gosta da sua profissão

Tó

O Tó tem 29 anos e o seu dia a dia é andar com o rebanho nos campos, uma atividade que diz gostar muito e que dá seguimento à tradição familiar.

O Tó é também conhecido como filho do Zé Bião e quase toda a sua vida foi passada no meio pastoril. Primeiro com um rebanho menor, agora com 151 ovelhas, 4 carneiros, 12 cabras e 5 bodes.
É o Tó que tem a maior responsabilidade mas conta com a ajuda dos pais.
O seu dia começa pouco depois das 6h com a ordenha das ovelhas. Depois, enquanto lavam os utensílios da ordenha, o Tó prepara-se para levar o rebanho para os pastos. Vai passar o dia com os animais em terras com pastos melhorados.
No Verão semeia sorgo e no Inverno azevém e centeio em cerca de 20 hectares. A grande maioria são terras alugadas.

É o irmão mais velho que lhe leva o almoço, por volta das 13h e o Tó continua com o rebanho até cerca das 17h.
Passa o dia no campo apenas acompanhado do rebanho e o telemóvel ajuda a passar o tempo.

No regresso ao ovil coloca palha nova nos comedouros e água limpa para que durante a noite as ovelhas possam comer e beber.

Após ordenha e lavagem dos utensílios vai para casa jantar e segue-se um café com os amigos. De vez em quando a saída é mais demorada mas não pode ser todos os dias pois, como diz o Tó, ser pastor é exigente e difícil e é preciso gostar muito desta profissão, como é o caso dele.

O Tó sempre viveu num ambiente relacionado com a atividade pastoril. Desde os bisavós que a família teve sempre ovelhas e ele desde muito cedo que gostou tratar os animais.

O sr. Zé Bião sempre teve algumas ovelhas mas como atividade económica secundária. No entanto, com o Tó manifestar intenção em ser pastor, o rebanho foi aumentando.

O Tó é uma rapaz de poucas falas, mas nota-se claramente o cuidado e aprumo com que trata o seu rebanho, que é todo ele de ovelhas pretas e bem cuidado e bonito.

Durante o ano com a ajuda do pai vai lavrando e semeando as terras. O objetivo é fazer fardos de palha e ter pastos para as ovelhas.