Santo António dos Cabaços
A capela da serra dos Cabaços, em Mangualde, é devota a Santo António. De facto, por ali ter aparecido a imagem de tão venerado santo, o Vigário Jozé Rebello de Mesquita, da paróquia de São Julião de Mangualde de Azurara da Beira, mandou construir uma capela que fosse digna de ser celebrada missa, testemunhado pelo inquérito paroquial, datado de 9 de Junho de 1758. No verão de 1759 foi a capela benzida e colocada ao culto.
Naquela época, e ainda antes da construção da capela, era grande a afluência de piedosos cristãos que, em romagem diária e aos dias santos, ali iam venerar o santo e fazer oferta de muitas prendas.
Hoje, são muitos os pastores que, levando os seus rebanhos enfeitados ao som de muitos chocalhos, e outros visitantes que, em romaria, ali acorrem, numa tradição já secular e que pode ser participada a cada dia 13 de Junho.
Este ano pelas circunstancias atuais não será realizada a referida romaria dos pastores da Serra da Estrela e suas ovelhas, no entanto, quisemos prestar aqui uma justa homenagem aos Pastores pela sua dedicação a um oficio com mais de mil anos de tradição.
A Capela estará aberta nesse dia para visita e adaptada as necessárias regras de saúde e higiene.