Vale da Estrela DOP, o queijo mais puro, está de regresso
«O leite era ordenhado à noite e alta madrugada, pelas quatro ou cinco horas, era transformado em queijo pela mestre queijeira, à lareira de sua casa, daí dizer-se, na Idade Média, que o queijo Serra da Estrela era “todo feito à candeia”.» in “O Grande Livro do Queijo Serra da Estrela”.
A pureza desta imagem transporta as nossas emoções e sabores para o desejo de degustação de uma das sete maravilhas da gastronomia mundial. Este sabor puro, produto nobre da pastorícia da serra da estrela, da mestre queijeira que produz artesanalmente, do pastor e sua abnegação nos maciços rochosos desta enorme serra, da ovelha serra da estrela que produz o leite puro, dos pastos que acompanham permanentemente este produto milenar.
A Vale da Estrela procura diariamente, através dos seus pastores, das suas queijeiras, honrar esta herança que é pertença de todos, promovendo a produção do QUEIJO SERRA DA ESTRELA DOP, o verdadeiro serra da Estrela, aquele que nos enche a ALMA quando se senta connosco à mesa, promove a partilha e os sabores, e nos transporta para imaginários únicos e insubstituíveis.
Está chegada a hora de procurarmos esse companheiro de sempre, seja de pasta mole ou de pasta mais dura, generosa oferta das humildes e pacientes ovelhas serra da Estrela.
Bem hajam,
Mangualde, Novembro de 2019