Pedro Couceiro: A importância do Queijo Serra da Estrela
Pedro Couceiro da Costa, Médico Veterinário e membro da Confraria do Queijo Serra da Estrela, fez o seguinte testemunho para a Vale da Estrela sobre o Queijo Serra da Estrela:
“Dissertar sobre a importância do Queijo Serra da Estrela, é tarefa que pressupõe recuar aos tempos Pré-Históricos, e daí até aos nossos dias vamos encontrar a resposta que justifique que este Queijo seja transversal a um hiato temporal tão prolongado.
É um Queijo cujas características, o tornam e sempre tornaram num produto altamente biológico e natural. A sua confecção apenas pressupõe leite de Ovelha Serra da Estrela e/ou Churra Mondegueira, cardo e sal, tornando a sua pasta semi-mole, medianamente amanteigada, com poucos ou nenhuns olhos, que permita ser fatiado. Todas estas características vão ao encontro, do paladar mais exigente de qualquer Consumidor, ao longo de tantos séculos, seja ele Português, Europeu, Americano ou Asiático.
São estas características do nosso Queijo Serra da Estrela /DOP, que fazem dele um marco ímpar da Gastronomia Portuguesa e especificamente da Gastronomia da Serra da Estrela, tornando-o no seu mais alto expoente. Por alguma razão os Portugueses o elegeram como uma das 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa.
Falar de Gastronomia Serrana é falar de Queijo Serra da Estrela, falar de Queijos Portugueses é falar de Queijo Serra da Estrela, falar de Queijos Mundiais de eleição é falar de Queijo Serra da Estrela e finalmente falar de prazer supremo é falar de Queijo Serra da Estrela”.