Escola de Pastores – Queijos DOP da Região Centro

A “Escola de Pastores” iniciou a sua atividade no dia 23 de Setembro e tem como objetivo a formação, requalificação e rejuvenescimento de pastores de modo a valorizar esta profissão.

O projeto está em fase piloto e tem neste momento duas turmas. Uma com 19 alunos na Escola Agrária de Viseu e outra com 16 alunos na Escola Agrária de Castelo Branco. A formação comtempla um programa de capacitação para atuais e novos empreendedores que se pretendam dedicar à atividade de produção de leite para os Queijos DOP da Região Centro.

O objetivo geral da criação da “Escola de Pastores” prende-se com o desenvolvimento de um programa de formação que permita, não só, o reforço desta profissão, como também a promoção da inovação e conhecimento dentro da fileira dos Queijos DOP da Região Centro e a valorização e aumento da competitividade dentro da mesma por tratar-se de um dos principais produtos endógenos do território e com grande potencial de crescimento.

Os Queijos DOP da Região Centro contempla o QUEIJO DO RABAÇAL DOP, o QUEIJO AMARELO DA BEIRA BAIXA DOP, o QUEIJO CASTELO BRANCO DOP e, o QUEIJO SERRA DA ESTRELA DOP.

A “Escola de Pastores” é uma iniciativa do “Programa de Valorização da Fileira do Queijo DOP da Região Centro”, cofinanciado pelo CENTRO2020, a par de 13 entidades, e que têm como objetivo a formação, requalificação e rejuvenescimento da fileira da produção de leite de ovelha e cabra.