Parceria entre a Queijaria Vale da Estrela e o Centro Nacional de Cultura
A Queijaria Vale da Estrela e o Centro Nacional de Cultura (CNC) , através do Presidente do Conselho das Artes, Guilherme de Oliveira Martins, desenvolveram uma parceria sobre o património histórico e cultural da pastorícia e do queijo da Serra da Estrela.
Nos próximos trimestres um grupo de 30 a 40 membros do CNC realizará uma visita à Queijaria Vale da Estrela, em Mangualde, onde podem ver a arte das queijeiras na produção de queijo com técnicas artesanais.
A Queijaria Vale da Estrela tem ainda uma exposição multimédia sobre a pastorícia na Serra da Estrela e a produção de queijo, como também um acervo de livros, em várias línguas, sobre o queijo.
O objetivo é fazer da Queijaria Vale da Estrela um pólo de difusão dos traços culturais da pastorícia e da produção de queijo Serra da Estrela DOP.
Com este propósito, a Queijaria Vale da Estrela disponibiliza-se para visitas guiadas, designadamente de escolas, tendo já sido anfitriã de mais de quatro centenas de pessoas.
O CNC é uma instituição com mais de meio século de existência e visa “a promoção, defesa e divulgação do património cultural português, incluindo o seu registo sistemático, a promoção do “turismo cultural”, baseado numa noção integrada de turismo, ambiente, património e itinerários culturais e a formação das jovens gerações num sentido de cidadania global”, conforme se lê no sitio do CNC.