Os pilares de um sonho
A criação da Queijaria Vale da Estrela foi um exemplo de regresso às origens, de amor à terra e às suas gentes, na devolução à comunidade onde nasceu.
Idealizada por Jorge Coelho, o projeto tinha por missão o foco na preservação do que chamava de Manjar dos Deuses, o verdadeiro Queijo da Serra da Estrela DOP.
Com esse objetivo empenhou-se pessoalmente em cada fase do projeto, desde a seleção do terreno em Mangualde junto a Santo António dos Cabaços, padroeiro dos pastores, passando por acompanhar minuciosamente a obra, realizada com todos os pormenores para, como dizia, ser “a referência da região”, ou acompanhando a visita aos pastores que iriam integrar a rede de produtores até à seleção da equipa de produção a que chamava das “suas princesas”, terminando na visita que fez a cada cliente até conseguir fechar os acordos comerciais.
Por onde passava, o queijo da Serra da Estrela passou a ser tema central juntamente com a defesa do interior, causa a que desde há muitas décadas se dedicou, e independentemente do local do Mundo onde estivesse, parte do seu pensamento estava sempre em Mangualde.
Hoje, a VALE da ESTRELA orgulha-se da sua história, alicerçada nos pilares do sonho que o seu fundador tornou realidade, e numa cultura que perdurará para sempre em todos nós que daremos continuidade ao projeto.