Vale da Estrela divulga queijo Serra da Estrela DOP nas comunidades emigrantes
Luís Ferreira, administrador da Queijaria Vale da Estrela, foi o mensageiro da identidade do queijo Serra da Estrela junto das nossas comunidades emigrantes numa entrevista à RDP Internacional.
Em declarações ao programa Tarde da RDP Internacional Luís Ferreira falou das particularidades que fazem do queijo Serra da Estrela DOP um produto singular na nossa gastronomia e que tem uma tradição milenar. Assim como as ovelhas da serra da Estrela que pertencem a uma espécie que “veio para Portugal há mais de mil anos, em transumância do Médio Oriente”. Por outro lado, o que também torna único o queijo Serra da Estrela DOP é que “tem de ser feito 24h após a ordenha, sem pasteurização, químicos ou aditivos, nem bactérias lácteas. É o queijo mais puro que há”.
Luís Ferreira salientou também o saber das queijeiras que produzem o queijo à mão, sem qualquer intervenção mecânica ou de equipamentos.
O projeto da Queijaria foi também abordado pelo jornalista e foi dado a conhecer a origem do projeto, a homenagem ao avô de Jorge Coelho e também a relevância económica para a região com o desenvolvimento de uma atividade que abrange todo o ciclo da pastorícia e que além das 16 queijeiras envolve ainda a colaboração de 40 pastores de ovelhas da serra da Estrela que, no total, os rebanhos chegam a cerca de cinco mil ovelhas.
Na entrevista foram ainda tratados outros temas como por exemplo a parceria com a TAP, com a presença de queijos Vale da Estrela no menu dos voos de médio e longo curso e também o acesso no estrangeiro aos produtos Vale da Estrela.