Em defesa da verdade – DOP
Denominação de Origem Protegida
Alma do verdadeiro Serra da Estrela
Leite cru, flor do cardo, sal, sabedoria e nada mais. Um genuíno Serra da Estrela. 100% natural. 100% DOP. Um queijo com corpo e alma.
Assim é o Queijo Vale da Estrela, produzido apenas com leite de ovelhas de raça Bordaleira da Serra da Estrela, alimentadas exclusivamente em pastagens da região demarcada da Serra da Estrela. A este leite único é adicionada a flor do cardo e sal, para que coalhe. A coalhada é depois dessorada e transformada em queijo pelas mãos das queijeiras e dos queijeiros.
É simples: se quer um genuíno Serra da Estrela, estes símbolos têm de lá estar.
– Símbolo europeu de denominação de origem protegida (DOP), que permite mais fácil identificação e afirmação de qualidade nos mercados externos.
– Holograma da Casa da Moeda, com número de série.
– Marca de caseína, visível no fundo do queijo, com número de série – a ‘impressão digital’ do queijo, já que não há dois queijos com o mesmo número.
– Número de licenciamento da queijaria.
A garantia de que é um legítimo Serra da Estrela
Denominação de Origem Protegida, mais conhecida por DOP, é a certificação que nos permite distinguir um genuíno Queijo Serra da Estrela.
Uma certificação exigente, que garante a qualidade e autenticidade de um produto tradicional, de acordo com apertados requisitos:
– O queijo é produzido na região demarcada da Serra da Estrela.
– É elaborado apenas com leite cru proveniente de ovelhas de raça Bordaleira da Serra da Estrela ou Churra Mondegueira, alimentadas exclusivamente de pasto natural da região demarcada da Serra da Estrela.
– Ao leite apenas poderá ser adicionada a flor do cardo, que nasce na mesma região demarcada, e sal.
– O leite e a queijaria certificada têm de cumprir rigorosas regras de salubridade, higiene e segurança alimentar.
– O queijo final é submetido a um painel de prova de especialistas que avalia o seu sabor, textura, aromas… e terá de ter 15 valores de nota mínima.