Carlos Lopes gosta da pastorícia
Carlos Lopes é um dos pastores que fornece a Queijaria Vale da Estrela e trabalha na pastorícia na região de Mangualde com ovelhas bordaleiras.
O rebanho de Carlos Lopes tem 148 ovelhas bordaleiras uma das raças ovinas autóctones e que “é das mais resistentes ao frio, produz leite de qualidade e é mais rústica a comer” testemunha Carlos Lopes.
Ele tem um conhecimento profundo da pastorícia e um saber que foi transmitido de geração em geração. Carlos Lopes segue a tradição da família que vem, pelo menos, desde os bisavós e ele muito cedo também decidiu ser pastor.
Gosta de andar pelos campos, tratar da criação e do pasto para as ovelhas.
Pelo que já se apercebeu a próxima geração vai prosseguir a tradição familiar. O filho tem 4 anos e já dá sinais que também quer ser pastor porque, “com esta idade já diz que quando for grande vai andar com o pai e com as ovelhas”.
Carlos Lopes diz que ser pastor é uma profissão exigente. No entanto, ele quer prosseguir com esta atividade para a qual se sente motivado e salienta que “o importante é ter saúde, pernas para andar e coragem para os desafios da profissão”.