Candidatura do Queijo Serra da Estrela DOP a património da Humanidade
A EstrelaCoop, a cooperativa que reúne os Produtores de Queijo Serra da Estrela DOP, em conjunto com a ANCOSE e 17 municípios da região da Serra da Estrela, uniram-se para elevar o Queijo Serra da Estrela DOP a património cultural e imaterial da humanidade, numa candidatura à UNESCO que se espera estar concluída em 2026.
Na cerimónia que de decorreu em Celorico da Beira para a assinatura do protocolo que vinculou os municípios no seu apoio à candidatura, estiveram presentes os principais agentes do setor, tendo a Queijaria Vale da Estrela marcado presença num ato histórico para o Queijo Serra da Estrela e a região que se propõe a salvaguardar o processo produtivo ancestral de um queijo que remonta à presença dos romanos na região e com a primeira queijaria registada no seculo XIII no período do Rei D. Dinis.
A candidatura contará com a coordenação técnica e científica do antropólogo Paulo Lima, responsável por candidaturas similares no passado do Cante Alentejano, do fado, do fabrico dos chocalhos e da morna (música tradicional de Cabo Verde).