O Queijo Serra da Estrela Velho DOP e as víndimas

Queijo Serra da Estrela Velho DOP

Queijo Serra da Estrela Velho DOP

O Queijo Serra da Estrela Velho DOP, é um queijo de pasta semidura a extradura, ligeiramente quebradiça, untuosa, côr amarelada a alaranjada, obtido por maturação prolongada, entre 6 a 12 meses, com sabor levemente picante, sobressaindo a intensidade do leite cru de ovelha serra da estrela.

Pela sua característica de pasta semidura o Serra da Estrela Velho sempre foi um queijo mais fácil de transportar, fazendo parte do farnel dos homens da serra, sejam eles pastores mas também homens de trabalho do campo, nomeadamente, nesta época do ano, de quem anda nas vindimas.
Por regra embrulhado num lenço de linho, seguro no bolso, acompanhado por uma pequena navalha, bem afiada e sem serrilha, e cortado e levado a degustar-se provocando assim, pela sua identidade e presença, os cinco sentidos.

Degustado por pequenas quantidades, estando na região da Serra da Estrela, é acompanhado por pão de centeio e Vinho do Dão. A Região Demarcada dos Vinhos do Dão coincide em parte com a Região Demarcada do Queijo Serra da Estrela, e nada mais natural do que uma aliança entre produtos do mesmo Terroir.

Víndimas de Vinho do Dão na Quinta dos Monteirinhos, Mangualde

Na opinião de Mariana Lopes, Jornalista na Revista Vinho Grandes Escolhas, “quanto ao Serra da Estrela de pasta dura, o queijo velho, com mais tempo de cura? Bom, aí o caso muda de figura. Por um lado, num queijo velho, a gordura láctea é muito menos perceptível; por outro, a cura prolongada “puxou” pelo sal e deu-lhe mais intensidade.
Um tinto jovem e suave (podemos continuar no Dão, e nos vinhos de Touriga Nacional, Alfrocheiro ou Jaen) com o corpo e a fruta a cumprirem o papel de amaciar e limpar o sabor forte que queijo deixa na boca. Como em tudo na vida, é uma questão de equilíbrio e harmonia”.

Temos Queijo!